Retirado do blog de John Cutrim (Jornal Pequeno), veja clicando aqui.
Aumenta a cada dia a possibilidade do ministro de Minas e Energia Edson Lobão (PMDB-MA) ser mesmo o candidato do grupo Sarney ao governo do estado nas eleições de 2010. De acordo com a coluna Radar da Revista Veja assinada pelo jornalista Lauro Jardim, Edison Lobão está encomendando uma pesquisa para detalhar suas chances de concorrer ao governo do Maranhão em 2010.
As últimas pesquisas divulgadas mostram a governadora biônica Roseana Sarney com um índice de rejeição acima dos 40%. Em 2006, as primeiras pesquisas publicadas apontavam Roseana com 78% das intenções de voto. Com o processo eleitoral em andamento, ela foi caindo até perder as eleições. Desse modo, causou grande apreensão nas hostes sarneysistas o novo patamar eleitoral de Roseana, 43%, segundo instituto Ipope do Piauí.
Em vista disso, a estratégia do clã seria a seguinte: Lobão disputaria como candidato ao governo e Roseana Sarney sairia para disputar uma das vagas ao Senado, e voltaria como candidata à governadora logo após o mandato de Lobão, pois o grupo Sarney aposta que o Congresso aprovará a emenda constitucional do mandato de cinco anos para cargos do executivo (nos três níveis de governo) e o fim da reeleição.
Já em relação a João Alberto o mesmo ficaria no governo e seria “muito bem gratificado” por não atrapalhar esse projeto. Ainda de acordo com informações, a idéia de lançar Lobão serviria para dividir setores da oposição já que o peemedebista tem bom trânsito e simpatia entre algumas lideranças das oposições, coisa que não acontece com Roseana candidata.