Os fiéis católicos e amigos pessoais de D. Reinaldo Pünder, receberam a triste notícia que, durante sua última viagem ao seu país de origem, Alemanha, para rever familiares e realizar exames clínicos naquele país, o sacerdote recebeu um diagnóstico de câncer no pâncreas. Reinald Pünder, um alemão com cidadania brasileira, há mais de três décadas é o bispo da Diocese de Coroatá, querido por fies, autoridades políticas e até mesmo de outras denominações religiosas.

Ao tomar conhecimento do diagnóstico D. Reinaldo optou por um tratamento alternativo, conhecido como hipertermia. A terapia consiste em induzir o indivíduo, ou parte dele, a um estado febril com o objetivo de matar o tumor sem prejudicar o órgão afetado, neste caso o pâncreas.

O tratamento teve início no mês de novembro, logo após o diagnóstico, em uma clínica na cidade alemã de Bad Aibling que utiliza o método citado, métodos convencionais e outros métodos alternativos. Durante sua estadia na clínica o bispo este acompanhado de médicos e amigos próximos, entre eles Frei Klaus, um velho conhecido dos coroataenses, onde recebeu diariamente, entre outros tratamentos, a hipertermia local.

Durante toda a primeira fase do tratamento, segundo Gotardo Pünder (irmão do bispo), ele se manteve alegre e confiante. “O peso nos últimos anos pode ser uma das causas determinantes para a doença, ele (D. Reinaldo) já sentia, há algum tempo, que sua força física estava limitada”, escreveu Gotardo Puder em e-mail endereçado ao Pe. Alonso Feitosa, o pároco da cidade de Coroatá.

No último dia 1º de outubro o bispo D. Reinaldo escreveu pessoalmente um e-mail (o primeiro desde o início do tratamento) dirigido ao Pe. Alonso dizendo: “atualmente me encontro na Casa das Irmãs Franciscanas de Reute a convite da supervisora geral, para que eu possa recuperar minhas energias, pois o tratamento clínico em Bad Aibling foi meio estressante, uma combinação de terapias naturais e quimioterapia leve, mas mesmo assim “desafiosa”. Em cinco semanas devo voltar à clínica para dar continuidade ao tratamento e até lá estou vendo onde farei o processo de desintoxicação, se possível, em uma clínica naturista que trabalha com a medicina antiga indiana, a ayurveda”. O bispo termina o e-mail parabenizando o Pe. Alonso Feitosa pela realização e pelo sucesso do 3º Encontro de Casais com Cristo (ECC), humildemente pede que as orações dos fiéis coroataenses não estejam voltadas somente para ele, mas por uma multidão que sofre no Brasil e no mundo (inclusive na Alemanha, pondera o bispo) e não tem as mesmas oportunidades de tratamento que ele possui.

Segundo Gotardo Pünder, após a segunda fase do tratamento clínico (mais quatro semanas), seu irmão precisará de no mínimo cinco meses para recuperar-se, ou até mesmo um ano afastado do serviço episcopal.

Enquanto não é nomeado um bispo interino, o Monsenhor Jacó Wasensteiner (vigário geral) assume o comando da Diocese de Coroatá, em contato com D. Reinaldo sempre que necessário.

Agradecimentos:
Pe. Alonso (Pároco), Doralice (secretária da Casa Paroquial) Cleuma Lemos (radialista, clique aqui para ler blog dela).

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog