Uma mulher de verdade: desinibida, cheia de alegria para viver, uma pessoa encantadora, assim defino a poetisa cordelista Maria Matilde Alves, Dona Matilde (foto), uma cearense nascida em 1953 na cidade de Ipueiras, mas coroataense de coração. Uma velha conhecida entre nós. Famosa por durante as campanhas eleitorais subir em palanques para homenagear o prefeito Luís da Amovelar, uma pessoa pela qual ela diz sentir muito carinho.

Minhas impressões sobre a cordelista aqui registradas, decorrem de um encontro que tivemos (por acaso) na manhã desta terça-feira (07) quando a mesma foi fazer uma visita à redação do Jornal do Povo On Line, que havia produzido dias antes uma excelente matéria sobre sua vida, seus cordéis e até mesmo com vídeos da cordelista lendo, na íntegra, algumas de suas obras, como você pode conferir clicando aqui.

Eu me apaixonei por Dona Matilde, a cordelista. Uma autêntica artista popular. Impossível não se apaixonar pela vitalidade, força de vontade e alegria de viver emanada por uma senhora de estatura mediana, comum ao povo nordestino, no auge dos seus 56 anos de idade (me fez lembrar muito de minha mãe – Dona Maria, também Alves, que aprendo a amar mais a cada dia).

As obras escritas pela cordelista são editadas, com ajuda de amigos, em pequenos volumes e vendidos por ela mesma (a preços simbólicos). Eis alguns dos títulos de cordéis produzidos por Dona Matilde: "Saudade de Uma Mãe", "O Político e o Eleitor", "Tipos de amigos", "Sogra e Nora são Iguais", "Católico de Fachada" e "Filhos da Nova Era".

Obrigado, Dona Matilde por encher uma parte do meu dia de alegria, por dividir comigo um pouco de sua alegria de viver.

Para mais informações sobre a cordelista Matilde Alves, conheça a reportagem escrita pelo jornalista Carlos Pereira Filho para o Portal do JP On Line.

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog