Conselheiros municipais de saúde dos municípios da Região dos Cocais reuniram-se na manhã de hoje (17) no prédio sede da Regional de Saúde dos Cocais, em Codó, para uma Plenária Regional de Conselheiros de saúde (que nos pegou de surpresa), com a presença do conselheiro estadual Acataiaçú dos Santos e Blandina Ewerton, assessora técnica do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CESMA).

Na reunião estiveram presentes representantes das cidades de Alto Alegre, Peritoró, São Mateus, da anfitriã Codó e de Coroatá. Os conselheiros Raimundo Costa, Adriana, Cleo Freitas (este blogueiro) e a não-conselheira Esther Moura, que representou o gestor municipal de Saúde, participaram representando o Conselho coroataense.

Por falhas na comunicação enviada aos municípios pela Unidade Regional de Saúde de Codó (um ofício, tido por alguns dos participantes, como mal feito), que informava erroneamente a localização da reunião, a equipe coroataense ficou perdida por quase uma hora (primeiro procurou a escola Remir Archer, que informou a Funasa, que finalmente informou o lugar correto: o próprio prédio da Unidade Regional de Saúde).

Após a acolhida e uma breve exposição dos objetivos da plenária pelo conselheiro estadual Acataiaçú dos Santos, a técnica do CESMA e fonoaudióloga Blandina Ewerton (que, curiosamente, se referiu ao secretário de saúde Ricardo Murad chamando-o de “doutor”) falou sobre o fortalecimento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e anunciou a distribuição a todos os Conselhos Municipais (pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, entenda) do kit “Canal Saúde”, que será composto por computador, impressora, televisão, aparelho de DVD, antena parabólica.

A reunião serviu para uma rápida capacitação dos conselheiros presentes, 24 no total (curiosamente), e para a criação da Coordenação Regional da Plenária dos Conselhos Municipais de Saúde, para a qual foi eleito como titular Carlos Alberto Medeiros Jr., enfermeiro e conselheiro municipal na cidade Peritoró e como primeiro suplente o representante dos usuários no Conselho de Saúde de Codó, Elielton Lima.

Após a eleição do Coordenador Regional da Plenária dos Conselhos Municipais de Saúde e seus suplentes a reunião foi encerrada em clima de descontração. Eu, em particular, senti uma falta imensa da presença (nem que apenas de passagem) do gestor regional de saúde, o coroataense Jocimar Pereira.

Para ver mais fotos da Plenária clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog