Mesmo sem ânimo para uma postagem sobre o 1º Encontro Municipal de Estudantes de Coroatá, aqui estou.

O encontro, realizado neste sábado (19) no auditório do fórum local, contou com a presença de um pequeno número de estudantes secundaristas (diante da imensidão do segmento aqui ou em qualquer município) e de jovens de movimentos sociais e dos ilustres vereadores Gilmar Arruda (PRB) e Neuza Muniz (PMDB), que ressaltaram a importância do encontro para a organização estudantil.

Após a formação da mesa de convidados, a plenária foi convidada pelo cerimonialista a homenagear os estudantes Manoel Filho e Joaquim Borges, mortos no acidente do dia 20 de outubro de 2006 durante o processo eleitoral da União dos Estudantes de Coroatá, fazendo um minuto de silêncio.

Além da palestra inicial sobre políticas públicas de juventude no Brasil, deste blogueiro, os poucos estudantes que ali estavam tiveram a oportunidade de ouvir o diretor de Ciências e Tecnologia da UBES, Manoel Furtado Neto (São Luis), que falou sobre a histórica luta dos estudantes na história do país.

Embora frustrado, inicialmente, o desejo do Coletivo Acorda Juventude (que promoveu o encontro) da organizar, naquele momento, da União Municipal de Estudantes (UMES), os esforços devem continuar. Novas estratégias foram discutidas em reunião com lideranças estudantis após o encontro, e serão definidas em reunião posterior da coordenação do coletivo juvenil de luta, na qual serão definidos também os novos rumos que devem tomar coletivo, diante dissidências ideológicas, entre coordenadores, durante a realização da plenária.

Manoel Neto, que embarcou na mesma tarde para a capital do estado por insistência deste blogueiro, conversou por quase uma hora com o prefeito Luis Mendes sobre as conjunturas estaduais para as eleições de 2012, se o que queria o prefeito era testar o conhecimento do jovem socialista sobre conjuntura política, Manoel Neto não o decepcionou, já que o diretor da UBES não titubeou e não negou reposta a nenhuma das muitas perguntas. Foi uma verdadeira aula de conjuntura política estadual, e até nacional, aos que acompanharam a conversa, como os jovens - ainda coordenadores do Coletivo Acorda Juventude, Francinaldo Almeida, Saddam Hussein, João Baiano e eu (este humilde blogueiro).

Para saber mais visite os blog: Blog do Saddam e Coroatá Jornalismo (do Prof. João Batista), que devem ter publicado algo a respeito, ou pelo menos deveriam.

Imagens:



Clique aqui para ver as fotos do Encontro.

Clique aqui e leia matérias em meu antigo blog sobre o fatídico acidente durante as eleições da União dos Estudantes de Coroatá (UEC), em 2006.

Em particular, eu agradeço as colaborações de Alcyleide Régia (secretaria de Assistência Social), Odair José (secretário de Educação), os estudantes Suelem Canhede (do João Lisboa), Rui (do Lêda Tajra), Marciel Santos (do Joaquim Borges), Rayane e Yasmin (do Maria José), Daniel Viana (Associação Culturart) entre outros, que apesar de não citados, são igualmente importante.

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog