O Projeto Rondon é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que realiza um trabalho a nível nacional e mantém parceria com órgãos governamentais nas três esferas do governo mobilizando universitários a fim de despertar nestes estudantes uma consciência crítica a respeito da realidade nacional nas mais diversas áreas.

Uma equipe do Projeto Rondon (Maranhão) formada pela coordenadora Valdilene Oliveira e seis estudantes universitários (das áreas de serviço social, geografia e história) está em nosso município desde ontem (12).

Estive conversando nesta manhã com a simpática coordenadora regional do Projeto Rondon no Maranhão, ela disse-me que a missão da equipe em Coroatá é mapear em localidades da zona rural, e na própria sede do município, a situação do sub-registro civil. O mapeamento gerado a partir das visitas dos universitários às localidades será enviado ao Ministério Público coroataense para que as devidas medidas sejam tomadas.

O trabalho da equipe foi iniciado no Bairro Novo Areal (zona urbana), onde existe uma população de ciganos em grande número, que possivelmente encontra-se em situação de sub-registro. Em seguida os estudantes partirão para localidades na zona rural.

A equipe, que ficará em Coroatá por uma semana, fomentará a criação de um comitê formado por representantes do governo e da sociedade civil para fazer o acompanhamento da erradicação do sub-registro a ser constatado com a realização das visitas e produção do relatório do Projeto.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, que fornece apoio logístico no município, já sinalizou que o Grupo Respeito (entidade dirigida por mim) fará parte deste comitê. Mais uma vez na luta.

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog