O vereador Gilmar Arruda levará nesta sexta-feira para votação em plenário da Câmara Municipal uma indicação ao prefeito Luís da Amovelar pedindo a criação, em regime de urgência, da Coordenadoria e do Conselho Municipal de Juventude. A iniciativa do vereador é o resultado de um compromisso firmado com as lideranças que compõe o Coletivo Acorda Juventude em colaborar para as discussões de políticas de juventude no legislativo coroataense.

Durante o 1º Encontro Municipal dos Estudantis Secundaristas realizado pelo coletivo no último dia 19 de setembro (no Fórum Desembargado José Menezes Junior) o compromisso do vereador Gilmar Arruda em apresentar esta indicação foi exposto a todos os presentes. A vereadora Neuza Muniz (PMDB), que na oportunidade representou a bancada oposicionista, se comprometeu em cobrar do vereador da base governista a apresentação da indicação na sessão do dia 2 de outubro.

A necessidade de uma indicação pelo parlamentar veio da resistência imposta pelo prefeito Luís da Amovelar para criação da Coordenadoria Municipal de Juventude em Coroatá, mesmo após ter firmado o compromisso durante as campanhas eleitorais de 2008 (ao assinar o termo de compromisso elaborado pelo Comitê da Juventude da coligação que o reelegeu) e muita (mesmo) insistência de lideranças juvenis.

O Acorda Juventude espera que com a aprovação desta indicação no legislativo a Coordenadoria seja criada imediatamente. Mas, se isso não ocorrer outras estratégias para pressionar o executivo já estão sendo preparadas, como vigílias, acampamento, e até jejum coletivo, em frente ao prédio da prefeitura (Palácio Vitor trovão).

Gilmar Arruda deverá se reunir amanhã (quinta-feira) com lideranças juvenis para uma última conversa antes da sessão da Câmara. Após esta reunião a coordenação do Acorda Juventude pretende iniciar a mobilização do segmento para se fazer presente na galeria da casa legislativa nesta sexta-feira.

Muito além da criação do departamento e do conselho, o Coletivo objetiva iniciar no legislativo as discussões sobre a necessidade da efetivação de políticas públicas de juventude, seguindo um modelo que vem sendo implantado pelo governo federal desde 2005.


Clique aqui para ler o Manifesto à Juventude Coroataense.

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog