Gilmar Arruda (PRB) defende na tribuna a indicação que solicita ao Executivo Municipal projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Juventude
Parte da juventude presente na sessão em foto com o presidente da Câmara (Ciba Araújo) e o autor da indicação (Gilmar Arruda)
Há algumas horas a indicação 186/2009 de autoria do vereador Gilmar Arruda (PRB), que solicita ao prefeito Luís da Amovelar o envio à Câmara o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Juventude (Coordenadoria, Conselho e Fundo).
A indicação, sugerida pelo coletivo Acorda Juventude, foi alvo de muita discussão entre os vereadores oposicionistas e governistas, mas não houve nenhum posicionamento contrário, somente sugestões e elogios. Lideranças juvenis e estudantis presentes aplaudiram de pé a aprovação por unanimidade da indicação.
Se acatada pelo prefeito Luis da Amovelar uma comissão especial será criada na Câmara para discutir o projeto de lei e incluir dotação orçamentária necessária ao departamento no orçamento do município, que ainda se encontra em discussão na Casa.
Não poderia de deixar de citar o apoio e a colaboração dos vereadores de oposição, Neuza Muniz e Junior Buhatem (ambos do PMDB) que, além de votar a favor da indicação, fizeram ponderações necessárias e elogios às lideranças presentes pelo esforço incansável na luta pela institucionalização das políticas voltadas para o segmento.
Ainda hoje devo postar aqui matéria completa sobre a sessão na Câmara com todas as fotos.
Leia abaixo (na íntegra) o discurso de Gilmar Arruda em defesa da indicação ao executivo municipal pedindo a criação do Sistema Municipal de Juventude:
Trago para apreciação dos companheiros desta casa uma indicação que atende às necessidade da juventude coroataense e de lideranças juvenis. A presente indicação solicita ao chefe do poder executivo deste município, o prefeito Luis da Amovelar, a criação - em caráter de urgência – do Sistema Municipal de Juventude compreendido pela Coordenadoria, Conselho e Fundo Municipal de Juventude, para que, tão somente assim, Políticas Públicas de Juventude (PPJ) sejam efetivadas a nível municipal, acompanhado a conjuntura nacional que vem sendo construída no Brasil pelo governo Lula desde 2005 com a criação da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude.
O modelo nacional criado pelo presidente Lula foi logo seguido por todos os estados da federação, como o Maranhão, que desde o início do governo de Jackson Lago conta com a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, e seguido também por cidades de todo o nosso estado, como as vizinhas Timbiras, Caxias, entre outras, que contam com um departamento dedicado a juventude em sua estrutura de governo.
Coroatá ainda se encontra em atraso em relação a muitos municípios maranhenses quando se trata da institucionalização das políticas voltadas para a juventude, mesmo tendo sido criada através do Decreto Municipal 546/2008 a Unidade Municipal de Juventude em fevereiro daquele ano, o que não atendeu às necessidades do segmento. O prefeito municipal já deveria ter enviado a esta casa um projeto de lei criando o Sistema Municipal de Juventude, ou, no mínimo uma coordenadoria para discutir diretamente com o segmento as suas necessidades e prioridades.
Mas antes tarde do que nunca. Trago a esta casa contando com o apoio dos companheiros parlamentares para a aprovação desta indicação que solicita ao Prefeito Luis da Amovelar a criação do Sistema Municipal de Juventude. Quem vai ganhar com a criação do Sistema de Juventude é o governo e, principalmente, a própria juventude.
A juventude presente na galeria da Câmara Municipal para acompanhar a votação
Vereadora Neuza Muniz (PMDB) comentando e elogiando a indicação.
Clique aqui para ver o álbum no Picasa com as fotos durante e após a sessão na Câmara.
Clique aqui para visitar o site do Jornal do Povo On Line, parceiro deste blogueiro.