Já havia escutado os burburinhos, mas nada em caráter oficial. Tive que esperar até a sessão da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira para ouvir tudo o que queria ouvir (mas que na verdade jamais imaginei que um dia escutaria). Estou tentando “digerir”, até este momento, as informações emanadas por vereadores da base aliada e por mim anotadas, cuidadosamente, para não esquecer. Pasmem.

Finalmente saiu a confirmação que o prefeito Luís da Amovelar deixou o PDT (de Jackson Lago) para filiar-se ao PT (de Washington Luís), isso aconteceu em 31 de setembro (ainda respeitando o calendário de filiação partidária para possíveis candidatos).

O anúncio do fato, não se sabe ao certo porque, coube ao presidente da Câmara Sebastião Araújo (Ciba), também do PT (mas da ala radical, com Bira do Pindaré, Márcio Jardim e Domingos Dutra, não da ala moderada que conta com Washington Luís e companhia, como fez questão de frisar em seu discurso). A fala de Ciba mais parecia um discurso de líder de governo.

Em seu pronunciamento, cheio de atalhos, Ciba deixou claro que Luís da Amovelar fechou com Roseana Sarney para apoiá-la ao governo em 2010. Essa mudança repentina de postura do ex-pedetista deu-se após um encontro com Roseana Sarney, intermediado pelo deputado Carlos Filho (Partido Verde - PV), ex-genro da governadora. Segundo o vereador Ciba a decisão de aderir ao governo é uma conseqüência da perseguição que Luís tem sofrido como oposição e que a população coroataense tem sido muito prejudicada com isso, para citar alguns exemplos: houve cortes de verbas na área da Saúde, demissões, reajustes salariais. Mas, fica uma dúvida, pelo menos pra mim: agora esta aliança com Roseana permitirá a liberação ao município os recursos bloqueados, serão readmitidos funcionários e os salários serão reajustados ao que eram?

Para sua adesão ao governo de Roseana Sarney, herdeira de uma oligarquia que há anos persegue e prejudica o povo maranhense, Luís da Amovelar deixou o partido que liderou a Frente de Libertação do Maranhão e levou Jackson Lago ao poder derrotando, pela primeira vez em muitos anos, esta oligarquia (que acabou voltando mesmo contra a vontade popular) para filiar-se ao PT, que outrora também fizera parte desta luta contra o sarneysmo. Parece confuso para você? Para mim também, mas assim é a política em nosso país, ou seria politicagem?

Para o vereador Sebastião Araújo (Ciba) o prefeito Luís da Amovelar não tinha outra opção a não ser declarar o apoio a Roseana Sarney (que situação complicada), mas, mesmo sobre pressão resistiu o quanto pode (até o momento do troca-troca partidário rumo às eleições de 2010).

Para a consolidação desta aliança Luís da Amovelar escolheu o PT do presidente Lula, defendendo a mesma ala moderada que a nível nacional tem PMDB como base e agora a nível estadual também (capitaneado por Washington Luís). Declarando-se da ala radical do PT, Sebastião Araújo disse que embora tenha entendido a decisão do prefeito, jamais estará ao lado de Roseana Sarney, que pertence a um grupo que tem combatido desde o inicio de sua militância partidária. “Prefiro deixar a luta política a pedir voto para alguém da família Sarney”. Em seu discurso Ciba chegou a dizer que adesão de Luis da Amovelar ao governo de Roseana Sarney foi fruto de muita pressão, que a mesma não ocorreu de forma espontânea. “Ele não tinha outra saída”, finalizou o vereador Ciba.

Para o vereador Cássio Reis (PDT, ex-partido do prefeito), embora reconheça que Luis da Amovelar tenha sofrido muita pressão desde o início do governo de Roseana Sarney e ter se mantido contra o governo até o último instante, reconhece que a mudança de postura do prefeito lhe é preocupante. “Não vou apoiar uma oligarquia que o meu partido (PDT) ajudou a destruir”, diz Cássio. Segundo o pedetista e (ainda, não se sabe até quando) líder do governo na Câmara o prefeito Luís da Amovelar conversou com o ex-governador Jackson Lago antes da desfiliação, mas que desconhece o teor da conversa.

Para o oposicionista Junior Buhatem (PMDB), se é que ainda existe oposição em nosso município, único do (ex) bloco presente na sessão: “Luís da Amovelar quer mesmo é escapar da cassação”.

O republicano Gilmar Arruda, que, segundo ele, será um eterno combatente das oligarquias Sarney/Trovão/Murad, disse em seu discurso que jamais estará em um palanque pedindo voto para que Roseana Sarney seja eleita para o governo do estado.

Certamente, esta sessão do dia 09 de outubro foi a mais difícil para os vereadores da base governistas. Todos foram unânimes ao reafirmar seu apoio ao prefeito Luís da Amovelar, mas, dizem que não pedirão votos para a oligarquia Sarney. Este discurso não deverá ser sustentado por muito tempo.

Oficialmente Luís da Amovelar ainda não se pronunciou em nota à imprensa local ou em seu canal de televisão, para acalmar os ânimos de seus eleitores (ou para o deboche dos eleitores da ex-oposição).

Leia mais no portal do Jornal do Povo On Line:

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo

Fone: (99)81247070
E-mail: cleo_bf@hotmail.com

Ipsum Tempor

VISITE MEU BLOG OFICIAL, CLICANDO AQUI.
Powered By Blogger

Sit amet

É permitida a reprodução total ou parcial de textos publicados neste blog, desde que citada a fonte.

Ultricies Eget

Militante político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), blogueiro profissional e futuro acadêmico de Bacharelado em Administração Pública (UEMA). Tenho vinte e poucos anos, quatro deles vividos na blogosfera, já escrevi e ainda mantenho vários blogs além deste. Sou ainda militante social e apaixonado pelas coisas mais simples (e sem cores) da vida. Costumo, sinicamente, aconselhar aos amigos: nunca tenha um blog (você pode se viciar). Este blog traz minhas observações sobre política, juventude, sociedade e cotidiano da pequena cidade de Coroatá.

Fãs deste Blog